17 de maio de 2010

Não Terminei e Não Gostei - Red Dead Redemption

Lei de Murphy é uma coisa do capeta mesmo. Faz tempo que não lembro de um jogo que me deixou com tanta vontade de jogar. Acompanho esse jogo desde que ele foi mostrado pela primeira vez na conferência do PS3 da E3 em 2005, cada foto que eu via, cada vídeo que lançavam, a lombriga de vontade pra jogar crescia. Seqüência de um dos meus jogos favoritos para PS2, com uma temática de velho-oeste, que é pouco aproveitada e tem um grande potencial, feito pela minha empresa favorita de jogos, a Rockstar, tinha tudo pra ser um jogo muito foda... e é.

Mas como eu disse, a Lei de Murphy está ai, quando consigo por as minhas mãos nesse jogo, meu XBOX360 dá o famoso 3 Red Lights.
Joguei pelo menos umas 10 horas seguidas (3RL???) e posso dizer, esse jogo já se tornou um dos meus favoritos, é simplesmente maravilhoso. Tudo que foi prometido está lá, gráficos impressionantes, um mundo gigantesco e vivo como poucos antes conseguiram, e uma jogabilidade fantástica. A história é simples, mas muito bem escrita, até um pouco parecida com o filme “Meu Ódio Será sua Herança” (Wild Bunch); você controla John Marston, um ex-fora-da-lei, *MINI-SPOILER*(que tem sua mulher e filho levados pelo governo, e pedem a Marston para caçar seus velhos companheiros em troca da liberdade de sua família).

O jogo é quase que um irmão de GTA, tudo é bem parecido, mas melhorado, coisas como a mira, que incomodava muita gente, agora está muito melhor, tendo a opção de escolher entre Beginner, Medium e Expert, onde no mais fácil a mira trava nos inimigos, no Medium ela se comporta como em GTA e no Expert ela fica como em jogos de terceira pessoa, sendo a melhor opção para se jogar.

Uma das mudanças que mais me agradou é que agora você não precisa ser um bandido, o jogo conta com um sistema de Fama e Honra, dependendo de como você jogue, as pessoas reagirão diferente às suas atitudes, você normalmente terá opções de como prosseguir nas missões, por exemplo, em uma você tem de fazer um fazendeiro deixar sua propriedade, você pode comprar a casa do sujeito ou então pode encher o fulano de porrada até que ele saia, ou simplesmente atirar no meio da testa dele para resolver o problema. Quanto mais ações boas, sua honra aumentará e as pessoas das cidades te tratarão melhor, você ganha descontos, ninguém dará atenção se você cometer pequenos crimes, etc. Agora se você prefere agir como um bandido, roubar bancos, assaltar lojas, matar as pessoas nas cidades, terá que enfrentar as conseqüências, os cidadãos terão medo de você mas em compensação, os outros bandidos te ajudarão.

A "polícia" do jogo também está diferente, agora ao cometer infrações, o preço na sua cabeça vai aumentando, e os xerifes irão atrás de você, aparece um círculo vermelho no mapa e você precisa sair de dentro, como em GTA, conseguindo fugir eles cessam a caçada, mas o preço na sua cabeça continua e bounty hunters poderão vir atrás de você, e ao cruzar com algum homem da lei, ele chamará reforços para te matar, você pode pagar o valor da sua recompensa, assim não será mais caçado, ou também pode utilizar as "pardon letters", que algumas missões te darão como prêmio, ela zera o valor da sua cabeça.

O mundo do jogo é composto de três regiões, todas são extremamente grandes, com várias cidades, algumas fantasmas, esconderijos de bandidos, fazendas, desertos, todos com muitos detalhes, pessoas e animais, só de animais são cerca de 40 tipos, dentre ursos, coelhos, coiotes, galinhas, acho que nunca vi tantos animais diferentes em um jogo aberto. Apesar de grande parte do tempo você passar em lugares desertos, nunca vi um mundo que parece tão vivo, você pode estar cavalgando pelo campo e ouvir tiros, indo na direção deles você pode achar um caçador de tesouros trocando tiros com bandidos, ou então alguns meliantes fugindo do xerife, ou simplesmente algum cowboy atirando em pássaros.

O mapa é repleto também de missões extras, como os “strangers” que você achava por GTA IV, essas pessoas ficam em certos lugares do mapa e te dão missões que variam de bem curtas a outras que se estendem em várias partes, e aqui em Red Dead Redemption elas são extremamente mais comuns do que em GTA. Além dessas, existem as missões aleatórias que você pode simplesmente ignorá-las ou participar, e são muitas. Você pode estar andando na cidade e ouvir um grito de mulher, e ver que algum sujeito está tentando esfaquear alguma prostituta, e como sempre, dependendo de como você resolve essas situações, você ganha mais (ou perde) honra. Eu passei horas apenas fazendo essas missões, toda vez que eu estava a caminho de alguma quest principal acabava parando pelo menos umas quatro vezes para ajudar alguém.

O jogo é cheio de mini-games, e todos são extremamente bem feitos, de poker, black-jack, dados, até arremesso de ferraduras. O poker foi o que mais me chamou atenção, sendo eu um grande fã do jogo na vida real, passei horas me divertindo, e a atenção nos detalhes é inacreditável, os seus parceiros do jogo reagem de maneiras diferentes um dos outros, alguns jogam muito bem, outros não, alguns blefam mais, outros menos, e o jogo ainda conta com um sistema em que você pode trapacear escondendo cartas na manga.

Uma coisa que também me incomodava em GTA era que o dinheiro não tinha muito valor, depois de um tempo você era milionário, mas não tinha com o que gastar, aqui em RDR as coisas são diferentes, as missões pagam um valor mais baixo, e você pode fazer muito mais coisas com o dinheiro, as propriedades à venda voltaram, você também poderá alugar certos quartos, comprar mapas, armas novas, roupas, upgrades e remédios. As casas que você compra servem só como save , troca de roupas e contam com uma reserva de munição, aqui eu acho que poderiam ter colocado mais coisas para se fazer, além do fato que você pode acampar a hora que quiser e com as mesmas funções das casas.

O jogo realmente cumpriu tudo o que prometia, a única coisa que me decepcionou bastante foi o combate desarmado, consegue ser pior que o de GTA, que era passável. Até agora não entendi direito as brigas de bar, é muito ruim mirar em alguém enquanto luta, o jogo só tem um botão pra soco, e é bem fraco, toda vez que eu tentava arrumar uma briguinha no saloon, eu acabava tendo que brigar com uns seis caras diferentes, e toda vez que eu derrubava um, ele se levantava rapidamente e voltava a lutar.

Ainda não consegui testar o multi-player dele, mas parece excelente, podendo ser jogado no mundo completo do jogo, com até 16 pessoas, e tem modos para se jogar em rede, coisa que faltava no GTA.

É... só de lembrar me dá uma vontade monstra de jogar, agora só depois de arrumar o vídeo game.

3 comentários:

  1. Esse jogo é muito bom mesmo, um autêntico sugador de vida social, não aquela porcaria de WoW, viu Franzoi huahuhauhua...

    ResponderExcluir
  2. Adriana Franzoi17 maio, 2010

    não chame o wow de porcaria só pq vc não sabe jogar incompetente!

    ResponderExcluir
  3. eae galera Blz, Caraca eu salvei o Primeiro jogo pelo PS2 e agor eu to na Vontade de jogar, o segundo...

    só que eu preciso de tempo para salvar os oltros que eu ainda não fechei.

    Abraços Polegar

    ResponderExcluir

Puxe a cadeira, abra uma cerveja e filosofe...