5 de maio de 2010

Não Terminei e Não Gostei - Alan Wake

Coloquei as mãos nesse jogo hoje, 14 dias antes da data oficial de lançamento (cópia para imprensa... NOT).
Honestamente eu não estava esperando muito, ele foi primeiramente anunciado em 2005, tinha um conceito de mundo aberto, você “escreveria” o enredo dependendo do que fizesse, para onde fosse e com quem falasse.
Após inúmeros atrasos, o jogo finalmente é lançado, com um gameplay totalmente diferente desse conceito, agora seguindo algo no estilo do que foi feito com o último “Alone in the Dark”; Alan Wake simula um seriado de TV, uma história fixa, com direito a “Previously on...” e nomes para os episódios.
Alan Wake Screenshot

Não vou me aprofundar por enquanto na história do jogo, mas é mais ou menos o seguinte; você é o tal Alan Wake, um escritor que vai viajar com a esposa para uma cidade no interior chamada Bright Falls, após o primeiro dia na cidade ele tem um sonho em que uma luz no céu (DEUS?) ensina ele como matar os “Takens” (nome dado aos humanos dominados pelas sombras), daí em diante a história segue com uns pontos bem interessantes e outros bem toscos, para não dar nenhum spoiler não vou me aprofundar nisso.
Joguei só algumas horas e acabo de terminar o segundo episódio para escrever esta coluna, e posso dizer que a idéia apesar de interessante, tem alguns furos no roteiro, mesmo sendo apenas o começo, não dá pra deixar de se perguntar o “por que” de certas atitudes dos personagens, mas ainda tenho algumas horas pela frente pra confirmar se é tão ruim quanto parece ser.
Os gráficos são um dos melhores que já vi no XBOX360, movimentos muito fluídos, reflexos, árvores balançando, o cenário de fundo, tudo muito bonito, mas o que realmente impressiona são os efeitos de luz, não é pra menos, a arma essencial do jogo é a lanterna, para matar os monstros das sombras é necessário focar a lanterna até que eles fiquem vulneráveis, ai é só sentar o dedo.
Alan Wake Screenshot

O jogo é uma mistura de ação e survival horror, tem três níveis de dificuldade: Normal, Hard e Nightmare; comecei jogando no Normal, mas acho que deveria ter ido para o Hard direto, não que seja extremamente fácil, mas também não está nem um pouco difícil, então parece quase um jogo de ação, onde nunca me falta munição e nem bateria para a lanterna. Mesmo assim, tomei muitos sustos, os “Takens” surgem do nada, algumas vezes a câmera foca na direção deles, em outra você está andando e simplesmente toma uma facada, dá cada susto que só jogando pra ver!

Alan Wake Screenshot

Concluindo, acho que parece um jogo muito bom, apesar de algumas falhas, e tenho medo de que o jogo torne-se repetitivo, parece realmente “único”; desse posso dizer que com certeza vou terminar e provavelmente gostar!
Segue um vídeo que apresenta o começo do jogo, e uma parte do 5º Episódio

Em breve um review completo do jogo.

5 comentários:

  1. Caracas que jogo foda... e digo mais, Alan Wake faz pelo gênero Survival Horror o que Mass Effect fez pelos Rpgs de Ação, o conceito do jogo ser uma série nos moldes de LOST com direito a "previously on..." mostrando o que aconteceu no último "episódio" jogado só aumenta a minha convicção que esse é um dos melhores jogos do ano de 2010... e olha que só joguei o 1º capítulo e mal comecei a 2ª parte.

    ResponderExcluir
  2. Pra quem não entendeu, o nome da coluna é "Não joguei e Não terminei"... o jogo Alan Wake é muito foda sim... tá compreendido?

    ResponderExcluir
  3. O Rafa comprou esse jogo ai, nós gostamos :D

    ResponderExcluir
  4. Parece du Caraio mesmo eae quem vai me emprestar, em Marcio . hehehehehhehe

    Abraço Polegar

    ResponderExcluir
  5. Primeiro me devolve os jogos que eu te emprestei antes hauhauhuahua...

    ResponderExcluir

Puxe a cadeira, abra uma cerveja e filosofe...